Fique por dentro

Rally Erechim

Rally Erechim mantém compensação de gases do efeito estufa

Plantio de mudas é feito para compensar atividade gerada pela maior prova de rali de velocidade do Brasil

 

Na manhã desta quinta, 18, início do Rally Erechim, foram plantadas simbolicamente 20 mudas de árvores nativas em alusão à 20ª edição da prova. Outras 200 mudas nativas serão plantadas na próxima semana no mesmo local, uma área de Preservação Permanente, às margens do Rio Suzana, interior de Erechim. Este é um dos rios mais importantes da região do Alto Uruguai, a sua bacia abastece muitos produtores rurais e também é fonte de captação de duas cidades do Alto Uruguai: Gaurama e Viadutos.

Este plantio inicial de 200 mudas será feito para compensar as emissões diretas de gases de efeito estufa do evento. Esta ação é apoiada pela empresa erechinense Marcolin, que é uma grande parceira nesta ação. A empresa possui em sua política conceitos fortes de sustentabilidade e também trabalha há anos com a compensação de emissão de CO².

Depois do evento e após os cálculos da equipe da FAU – Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo inventário de Emissões, aproximadamente 300 mudas nativas serão doadas com o apoio da prefeitura municipal de Erechim a produtores rurais que residem próximo aos locais das provas.

Participaram do plantio, dirigentes do Rally, Flavio Remor, Ibrahim Mansur Ibrahim e Claudio Pagliosa, o diretor da Marcolin, André Marcolin, além dos competidores, Carminatti, Marco Marini, Ricardo Oro, Luis Felipe Trentin, Milton e André Pagliosa, Juliano e Rafael Sartori.

“O projeto Rally Carbono Zero demonstra uma atitude responsável que contribui com a diminuição e a compensação das emissões de gases causadores de Efeito Estufa, principal fator intensificador do aquecimento global”, destaca o Especialista em Gestão Ambiental e diretor da Florestal Alto Uruguai. Thomaz Tomazoni.

De acordo com ele, pelo plantio das árvores o evento é certificado como “Amigo da Floresta”, pelo Instituto Brasileiro de Florestas – IBF. “Além disso, o Rally ganha valor e credibilidade por meio da simpatia e fidelidade de seus participantes por estar incentivando o desenvolvimento sustentável”, completa.

Realização
Supervisão