Fique por dentro

Rally Erechim

Público deve seguir orientações de segurança ao assistir o Rally de Erechim

Trabalho do Comitê reúne quase 300 pessoas visando a segurança de competidores e torcedores durante o final de semana

 

Do rádio de comunicação à direção: o Comitê de Segurança do Erechim Rally Brasil procura alinhar todos os detalhes deste setor para que competidores e público possam desfrutar de um evento com mais tranquilidade e segurança.

O diretor de prova do Rally Erechim, Adilson Stankievicz, lembra que são quase 300 pessoas envolvidas de forma direta na organização e execução das ações do Comitê de Segurança ao longo da corrida, que acontece neste final de semana, com a programação iniciando nesta quinta-feira, dia 18, e a prova com especiais a partir da sexta (super-prime noturno), até o domingo, dia 21, em estradas de terra no interior dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento.

Vários órgãos de segurança de Erechim e da região atuam no Comitê, entre eles a Brigada Militar. O comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eliel de Souza destaca que a participação do órgão se dará com o emprego do efetivo desde a quinta-feira, por ocasião da volta que os competidores irão realizar subindo a avenida Sete de Setembro, com concentração na Praça da Bandeira; na sexta-feira no Super-prime noturno; no sábado no Super Prime diurno, bem como será empregado efetivo nos locais de grande concentração de público ao longo das três especiais, no sábado e domingo, fechando a participação na premiação no parque a ACCIE.

As ações serão desenvolvidas de forma ostensiva com o emprego de viatura e policiais fardados com o objetivo principal de garantir a ordem e a tranquilidade, tanto para o público assistente, quanto para os competidores, através da presença física do policial espera-se coibir alguns fatos contrários à legislação, desta forma garantindo a percepção de segurança aos envolvidos no evento", explica o comandante.

"Baseado nas edições anteriores percebe-se que a presença da Brigada Militar é de suma importância, tanto na organização, quanto na execução das atividades inerentes ao quesito segurança, pois, há alguns locais que a concentração de público ocorre no dia anterior às provas (acampados), nesses locais ocorre grande consumo de bebidas alcoólicas. Diante disso, nesses pontos requer uma atuação mais eficaz e algumas vezes repressiva, para conter o público e conscientizar alguns, que se faz necessário respeitar os limites pré-estabelecidos dos locais onde é permitida ou proibida a presença de público", destaca o comandante, Eliel de Souza.

 

Dicas de segurança

Adilson Stankievicz lembra ao público que for assistir o Rally Erechim, nas especiais, que procure se posicionar sempre pelo lado de dentro da curva, evitar lugares em que a estrada fique no mesmo nível do lugar a se posicionar, e procurar lugares seguros e acima de tudo, seguir as orientações das faixas de segurança, onde somente atrás das fitas amarelas é permitida a presença de público.

"Que todos nos ajudem a fazer um grande evento e que todos estejam totalmente seguros. É importante orientar a quem for para as especiais, que cheguem cedo, este ano não abriremos as especiais entre uma passada e outra, justamente para aumentar a segurança, então quem for e pretender sair mais cedo, procure rotas alternativas", acrescenta.

 

ORIENTAÇÕES AO PÚBLICO

 

- Fique atento aos horários de largada das especiais e chegue 1h30 antes da primeira largada;

- Escolha por pontos sinalizados no mapa;

- Evite consumo de bebidas alcoólicas, use calçados leves e não esqueça do filtro solar;

- Em caso de acidente, não invada a pista, nem tente socorro a possíveis vítimas, há equipes treinadas para tal função;

- Não acenda fogueiras;

- Ao se posicionar para assistir a corrida, nunca fique pelo lado de fora das curvas e próximos a saltos.

Realização
Supervisão