20/05/2023
Zaldivar mantem liderança do Erechim Rally Brasil
Sete especiais duras, repletas de pedras soltas e trechos escorregadios marcaram o sábado do Erechim Rally Brasil, válido pelos campeonatos FIA Codasur (Sul-Americano); Brasileiro e Gaúcho, além da Copa Proto e da Copa UTV.
Nessas condições difíceis, melhor para quem conta com a experiência de disputar o Mundial e traz o esporte no sobrenome. Filho de Miguel Zaldivar, que por vários anos tentou sem sucesso vencer a prova gaúcha, Fabricio Zaldivar e seu navegador Marcelo der Ohanessian fecharam o dia à frente com o Hyundai i20 Rally 2 da MZR Racing. Eles superaram Augusto Bestard e Luis Suaya, mais uma parceria Paraguai / Argentina, no VW Polo GTI R5 da equipe GRT.
'Fau' Zaldivar e Der Ohanessian venceram quatro dos sete estágios cronometrados do sábado, incluindo os dois primeiros (Pro Tune 1 e Gasparin Cristalina 1), o que lhes deu maior respiro na classificação geral. Especialmente após o acidente de Miki Zaldivar (irmão do líder) e Diego Cagnotti (VW Polo GTI R5 / MZR) na SS3 (Cavaletti), a mais longa do rally. E dominaram a segunda passagem pela Super Prime do Parque da ACCIE (4 km).
"Claro que ser os primeiros a largar e limpar as especiais para quem veio em seguida nos fez perder alguns segundos, mas procuramos administrar isso e deu certo. Temos uma boa vantagem, mas pretendo manter um ritmo forte nas especiais que faltam para vencer a prova. Será muito especial conseguir algo que meu pai buscou tanto".
Maior vencedor da história de 25 anos do Erechim Rally Brasil, Gustavo Saba e seu navegador Fernando Mussano (VW Polo GTI R5 / Saba Competición perderam tempo com um furo de pneu logo na primeira especial e uma apagada do motor na SS2. Ainda assim, aparecem em terceiro.
Furos de pneus e problemas mecânicos, aliás, foram uma constante - dos 48 carros e UTVs que largaram, 14 não conseguiram concluir a etapa. Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer Evo X / UB Rally) garantiram a condição de melhores brasileiros, com o quarto lugar geral. Lideram ainda a classe Codasur 2.
Com os problemas dos uruguaios Federico Ensslin e Martin Villete (Mitsubishi Lancer Evo X / UB Rally), Milton Pagliosa e Vinícius Anziliero (Mitsubishi Lancer Evo X / EMA Racing) lideram no Brasileiro (geral e categoria Rally 2).
Entre os carros com tração dianteira (4x2), domínio também verde e amarelo, com Luís Stédile / KZ Morales (Renault Clio RS / UB Rally).
O sábado já foi de vencedores no Gaúcho, que fez sua terceira etapa: Bertholdo / Dalmut (Rally 2); Rangel Segatti / Leandro Piccoli (Rally 3 RS); Fernando Solimann / Felipe Costa (Rally 4) e José Barros Neto / Gabriel Moraes (Rally 5). Um público numeroso fez questão de acompanhar a ação dos carros de perto, lotando o entorno dos caminhos de terra.
Domingo
O domingo coroará os grandes vencedores do Erechim Rally Brasil dos 25 anos com quatro especiais. Duas passagens pelos estágios Perfil Metais (10,35 km) e Astrus Digital (15,07 km).
No segundo está um dos locais icônicos da prova: o Salto dos Verdureiros, que normalmente reúne a maior quantidade de público. Neste ano, ele será encarado em sentido inverso ao habitual. A largada do primeiro carro está prevista para as 9h08.
Confira a classificação do Erechim Rally Brasil em https://www.rallyerechim.com/tempos-online/